sexta-feira, 15 de abril de 2011

AS DESIGUALDADES NA REGIÃO NORTE DO BRASIL

Cquote1.png Populações indígenas, negras e quilombolas são as mais afetadas com a desigualdade na Região Norte do Brasil. Cquote2.png

A Região Norte é a mais extensa das regiões brasileiras, com uma área de 3.659.637,9 km², formada pelos estados: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

Dados do IBGE apontam que a região Norte apresenta o maior índice de evasão escolar do país. A pobreza é a principal causa dessa fatalidade.  
A Amazônia é a região com mais desigualdades em todo país. É formada por centenas de comunidades indígenas, ribeirinhos, quilombolas e outros grupos que convivem com precárias fontes de transporte e comunicação. É grande a distância das escolas frente a essas comunidades, assim, crianças e adolescentes acabam não tendo acesso a educação.
Não se pode fechar os olhos para essa realidade, é necessário investir em políticas públicas com a finalidade de levar a essas regiões tecnologia, desenvolvimento, conhecimento e a inlcusão dessas pessoas no mundo social e globalizado.

Por: Patrícia Emerick

5 comentários: