sexta-feira, 6 de maio de 2011

Desigualdade Social da Região Sul do Brasil



Em qualquer lugar do mundo, onde se encontre grupos sociais, é possível observar índices de desigualdade.
A região Sul do Brasil, formada pelos estados: Rio grande do Sul, Santa Catarina e Paraná possui uma economia bem diversificada e desenvolvida. É a segunda mais industrializada do país, vindo logo após o Sudeste.
Mesmo a região apresentando um dos melhores índices de qualidade de vida do país, um dos maiores problemas da Região Sul é o mesmo que encontramos nas outras regiões do país: a acentuada desigualdade na distribuição de renda.  
Diferentemente do que vemos em reportagens referentes às riquezas da região, O Sul aprensenta grande existência de favelas nos centros urbanos e por ser uma região com muitos sítios e fazendas, as populações dessas áreas sofrem com a falta de assistência médico-hospitalar e altos índices de analfabetismo.
O Sul também enfrenta o excesso do clima tropical que em determinadas épocas do ano causam desastres para a agricultura devido a geadas e chuvas fortes e intensas.
O Sul também é marcado pela grande quantidade de boias-frias que são contratados temporariamente para grande e pesada mão-de-obra.  Boias-frias, geralmente são considerados sem-tetos, e carecem de boas condições de trabalho, saúde, moradia e alimentação.

Por: Joyce Martins dos Reis

9 comentários: